Seleção Urca Inscrições encerradas Cursos oferecidos Preços Cronograma do processo

Novos alunos
 Inscrições encerradas Inscrições sem foto 3x4 Lista dos Aprovados Matrículas novas Turmas & Horários

Quem já é aluno Renovações encerradas Alunos sem foto 3x4 Lista dos Aprovados Matrículas Renovadas Turmas & Horários


Núcleo Urca Como chegar na Urca
 Página do aluno Calendário de aulas
 Professores Perguntas frequentes


Seleção Casa do Choro Inscrições encerradas Cursos oferecidos Preços Cronograma do processo Grade provisória

Novos alunos Inscrições encerradas Inscrições sem foto 3x4 Lista dos Aprovados Matrículas novas Turmas & Horários

Quem já é aluno Renovar a matrícula Alunos sem foto 3x4 Lista dos Aprovados Matrículas Renovadas Turmas & Horários


Núcleo Casa do Choro Como chegar na Casa
 Página do aluno


Conteúdos Artigos Entrevistas Sites Recomendados EPM na TV Vídeos


 Facebook
 
 

 
 

 Apoio
 
O melhor do Choro também na Internet.

21-2221-0461
 
 

  Biografia dos Professores


João Camarero
Estudou no conservatório de Tatuí e na Escola Portátil de Música. Tocou com diversos nomes da música brasileira e internacional, em gravações ou apresentações: Altamiro Carrilho, Zélia Duncan, Mauricio Carrilho, Luciana Rabello, Cristovão Bastos, Jorginho do Pandeiro, Elton Medeiros, Roberto Silva, Ademilde Fonseca, Nailor Proveta, Howard Alden, Catherina Lichtenberg, Mike Marshall, David Grisman, entre inúmeros outros.
Já se apresentou na França, Itália, Alemanha e Estados Unidos, com destaque para “Roda de Choro Internacional de Torino (Itália)”; tournée na Alemanha em campanha do Conservatório de Tatuí; simpósio de bandolim ao lado do bandolinista Danilo Brito, “The Mandolin Symposium”, na Universidade da Califórnia em Santa Cruz.
Atualmente é professor e monitor da Escola Portátil de Música, atua em gravações e concertos, acompanha os bandolinistas Déo Rian e Joel Nascimento, é integrante do Regional Imperial e toca com João Lyra.

Jorge Oscar
Bacharel em Contrabaixo pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e mestre em Música na área de práticas interpretativas pela UNIRIO, seu trabalho se destaca em diversas áreas do cenário musical. Além de ter participado de musicais como “Gota D’água”, “Divina Elizeth” e “Império”, já atuou ao lado da Banda Mantiqueira, Gal Costa, Sivuca, Ed Motta e muitos outros. Na área erudita, foi concertino da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo de 1985 a 1990, quando passou a ministrar aulas de Contrabaixo na UNICAMP. Desde 2007 integra a Orquestra Sinfônica Nacional no Rio de Janeiro. Atualmente é professor de contrabaixo na Escola Portátil de Música.

Jorginho do Pandeiro
Oriundo de uma família musical, iniciou a carreira profissional aos 14 anos na Rádio Tamoio, seguindo depois, como integrante de conjuntos regionais, para as rádios Vera Cruz, Tupi, Nacional e Mayrink Veiga. Vivenciou a era de ouro do rádio brasileiro, tocando ao lado de grandes estrelas como Silvio Caldas, Elizeth Cardoso, Carlos Galhardo e muitos outros. Desde 1970 integra o grupo Época de Ouro. Já dividiu o palco e os estúdios de gravação (como instrumentista ou produtor) com Paulinho da Viola, Chico Buarque, Clara Nunes, João Bosco, Ivan Lins e outros. É professor de pandeiro na Escola Portátil de Música.

Julião Pinheiro
JULIÃO PINHEIRO, violonista e compositor, já se apresentou ao lado de nomes como Altamiro Carrilho, Eduardo Gudin, Nailor Proveta, Paulo Cesar Pinheiro, Cristóvão Bastos, Pedro Amorim, Ronaldo do Bandolim, Carlinhos Leite, Luciana Rabello, Toninho Carrasqueira, Maurício Carrilho, Celsinho Silva, Amélia Rabello, entre outros. Com o grupo Regional Carioca lançou os Cds Regional Carioca vol. 1 e vol. 2, pelo selo Acari Records, nos anos de 2006 e 2010 respectivamente. Em 2016 lançou, pelo selo Acari Records, seu primeiro CD solo, “Pulsação”, com 15 músicas que fez em parceria com o pai, Paulo César Pinheiro, que participa da faixa “Samba é bom”. O disco também contou com as participações de sua mãe, Luciana Rabello, no cavaquinho; do grupo Regional Carioca em “Artimanhas”; do MPB-4 em “Bamba com bamba”; Glória Bomfim em “A revolta dos orixás”; e de sua irmã Ana Rabello em “Samba da estrela cadente”.

Kiko Horta
Expoente da nova geração instrumental brasileira, KIKO HORTA (38 anos) vem atuando como acordeonista, pianista, compositor, arranjador ao lado de grandes nomes da música brasileira.

Já gravou e se apresentou com Wagner Tiso, Guinga, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Paulo Moura, Joel Nascimento, Yamandu Costa, Mauricio Carrilho, Paulo Sérgio Santos, Zeca Pagodinho, Henrique Cazes, Paulão7 Cordas, Gabriel Improta, Beth Carvalho, Hamilton de Holanda entre outros.

Leonardo Pereira
Nascido em Miguel Pereira, numa família de músicos amadores ligados ao samba, começou a estudar música com Paulinho Ferraz (professor e incentivador) em 1998. No ano de 2004, conheceu a EPM, onde, desde então, estudou cavaquinho, canto e harmonia. Hoje é professor e monitor da mesma. Já se apresentou e gravou com: Paulo César Pinheiro, Zeca Pagodinho, Luis Barcelos, Fundo de Quintal, Luciana Rabello, Paulão 7 Cordas, Arlindo Cruz, Áurea Martins, Leci Brandão, Amélia Rabello, Almir Guineto, Monarco, Nelson Sargento, Ilessi, Sombrinha, Martinho da Vila, Renata Jambeiro, Glória Bonfim, Beth Carvalho e outros.

Lucas Oliveira
Formado em licenciatura pelo Conservatório Brasileiro de Música e professor da Escola Portátil de Música. Cavaquinista, integrante do grupo "Os Matutos" com qual seguem as atividades com apresentações pelo Brasil. Já participou de shows e gravações ao lado de grandes nomes da Música Brasileira como Mauricio Carrilho, Jayme Vignoli, Luciana Rabello, Altamiro Carrilho, Nailor Proveta, Toninho Carrasqueira, Paulinho da Viola, Cristina Buarque, Mônica Salmaso.

Lucas Porto
Violonista de sete cordas, arranjador e compositor, iniciou sua carreira em 2000, quando integrou o conjunto Galo Preto. Em menos de uma década como músico profissional, Lucas já atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Altamiro Carrilho, Elton Medeiros, Hermínio Bello de Carvalho, Joel Nascimento, Marcos Sacramento, Moacyr Luz, Monarco, Nelson Sargento, Paulinho da Viola, Roberto Silva, Tantinho da Mangueira, Wilson Moreira, Xangô da Mangueira, Zezé Gonzaga, entre outros. Atualmente é membro da Orquestra Leviana, do Quarteto Brasileiro e é professor de violão na Escola Portátil de Música.


Luciana Rabello
Profissional desde 1976, a cavaquinista, compositora e produtora, herdeira direta da tradição dos mestres do cavaquinho Canhoto e Jonas, é fundadora da gravadora Acari Records e da Escola Portátil de Música. Em mais de 30 anos de profissão, trabalhou em discos e shows de grandes nomes da música brasileira como Paulo César Pinheiro, João Nogueira, Paulinho da Viola, Radamés Gnattali, Raphael Rabello, Elizeth Cardoso e Chico Buarque, entre outros. Lançou seu primeiro CD solo em 2000, pela Acari Records. Ministra aulas de cavaquinho, Samba Novo e Apreciação Musical na Escola Portátil.

Luiz Flavio Alcofra
Violonista, é graduado em música (licenciatura) pela Uni-Rio. É integrante do grupo de música brasileira Água de Moringa. Em 2003, em duo com a clarinetista Lena Verani, lançou um CD em homenagem ao pianista e compositor Ernesto Nazareth. Nesse mesmo ano participou do projeto de recuperação e digitalização da obra de Radamés Gnattali. Integrou a Orquestra de Cordas Brasileiras, a Camerata Gama Filho, regida por Paulo Sérgio Santos, e a Orquestra de Violões Chiquinha Gonzaga, dirigida por Maurício Carrilho. Na Escola Portátil de Música é professor de Violão.


Magno Julio
Nascido em Cordeiro (RJ), começou a tocar em 1997, na Banda de Cordeiro (Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense). Um dos fundadores do grupo de choro Os Matutos, o percussionista participou de gravações de importantes discos da música brasileira: Timoneiro (Hermínio Bello de Carvalho), Encanteria (Maria Bethania), Terno Carioca, Brasileiro Saxofone (Nailor Proveta), Choro Carioca e DVD ao Jacob e seus bandolins.


Marcilio Lopes
Bacharel em Composição e mestre em Musicologia pela Uni-Rio, foi aluno de Composição do maestro Guerra-Peixe. Bandolinista e arranjador, integra o grupo Água de Moringa, tendo participado de outras formações instrumentais como Orquestra de Música Brasileira, Orquestra de Cordas Brasileiras, Camerata Gama-Filho e Camerata Brasil, além de uma intensa atividade em estúdio e ao vivo, em gravações de grandes nomes da MPB. Na Escola Portátil ministra cursos de Harmonia, além de ter sido um dos responsáveis pela Camerata Portátil.

Marcus Thadeu
Natural de Cordeiro(RJ), iniciou seus estudos musicais em 2000 na Sociedade Musical e Fraternidade Cordeirense. Em 2001 ingressou na Escola Portátil de Música com aluno de pandeiro participando da Furiosa Portátil. Atualmente é integrante dos Grupos "Os Matutos" e "Regional Carioca". Trabalhou em discos e shows ao lado de grandes nomes da Música Brasileira como Mauricio Carrilho, Zé Menezes, Alvaro Carrilho, Maria Bethania, Cristovão Bastos, Nailor Proveta, Flor do Sereno, Paulo César Pinheiro, entre outros. É professor de Percussão na Escola Portátil de Música.

Maria Souto
Flautista, saxofonista e arranjadora. Aprofundou-se na linguagem da flauta brasileira com o músico Marcelo Bernardes, em 2004 entrou para a Escola Portátil de Musica, onde teve contato com outros professores como Álvaro Carrilho e Naomi Kumamoto. É integrante como musicista, arranjadora e produtora da Camerata Brasilis, que lançou seu primeiro CD no final de 2011, pelo selo da Acari Records e com patrocinio do programa Petrobrás Cultural. É integrante do Trio Remexendo e do regional Quarteto Urubatan. Professora de flauta transversa da Escola Portátil de Música.

Marlon Júlio
.....

    Páginas: Anterior  1 [23  Mais 



Atalhos: Como chegar na Urca  |  Página do aluno  |  Calendário de aulas  |  Professores  |  Perguntas frequentes

Topo da página


Escola Portátil de de Música © 2000-2017
Todos os direitos reservados