Seleção Urca Inscrições encerradas Cursos oferecidos Preços Cronograma do processo

Novos alunos
 Inscrições encerradas Inscrições sem foto 3x4 Lista dos Aprovados Matrículas novas Turmas & Horários

Quem já é aluno Renovações encerradas Alunos sem foto 3x4 Lista dos Aprovados Matrículas Renovadas Turmas & Horários


Núcleo Urca Como chegar na Urca
 Página do aluno Calendário de aulas
 Professores Perguntas frequentes


Seleção Casa do Choro Inscrições encerradas Cursos oferecidos Preços Cronograma do processo Grade provisória

Novos alunos Inscrições encerradas Inscrições sem foto 3x4 Lista dos Aprovados Matrículas novas Turmas & Horários

Quem já é aluno Renovar a matrícula Alunos sem foto 3x4 Lista dos Aprovados Matrículas Renovadas Turmas & Horários


Núcleo Casa do Choro Como chegar na Casa
 Página do aluno


Conteúdos Artigos Entrevistas Sites Recomendados EPM na TV Vídeos


 Facebook
 
 

 
 

 Apoio
 
O melhor do Choro também na Internet.

21-2221-0461
 
 

  Biografia dos Professores


Mauricio Carrilho
Violonista, arranjador e compositor de destacada atividade, acompanhou grandes nomes como Aracy de Almeida, Nara Leão, Elizeth Cardoso entre muitos outros. É fundador da Acari Records, a primeira gravadora do Brasil especializada em choro, que em 2001 lançou a série Princípios do Choro reunindo em 15 discos preciosidades dos chorões do início do século. Em 2000, fundou a Oficina de Choro, ao lado de Luciana Rabello, Celsinho Silva, Álvaro Carrilho e Pedro Amorim. É professor de Violão na Escola Portátil de Música.

Maycon Julio
,..

Nailson Simões
Realizou o mestrado em trompete no New England Observatory of Music (Boston, MA – 1986) e doutorado em trompete na Catholic University of America (Washington, D.C. – 1991), com o professor Charles Schlueter. Premiado com o “Distinct in performance” (Boston, MA – 1984); obteve primeiros lugares no IV Concurso Jovem Instrumentista de Piracicaba-SP (1977), I Concurso de Música de Câmara de Recife-PE (1981) e II Concurso Nacional da Música Brasileira, Rio de Janeiro-RJ (1984). Participou das Orquestras Sinfônicas de Recife-PE, São Paulo-SP e Paraíba. É atualmente professor da Uni-Rio.

Naomi Kumamoto
Flautista formada pela Universidade de pedagogia de Osaka, Naomi Kumamoto tocava música erudita no Japão. Um dia conheceu o choro e se apaixonou. Desde seu encontro com Mauricio Carrilho no Japão, em 2000, vem gravando e se apresentando ao lado de grandes artistas brasileiros. Em 2003 seu primeiro CD – “Naomi Vai pro Rio” – foi lançado pela Acari Records, sob a produção de Maurício Carrilho. Em 2004 mudou-se para o Rio de Janeiro e hoje é um elo valioso entre o choro e a cultura japonesa. Em 2005 fez sua segunda turnê pelo Japão tocando e promovendo oficinas de choro com professores brasileiros. É professora de flauta transversa da Escola Portátil e também foi responsável pela Camerata Portátil.

Oscar Bolão
É um dos mais importantes nomes da percussão brasileira. Em 30 anos de atividade trabalhou com grandes artistas da nossa música como Elizeth Cardoso, Elton Medeiros, Ney Matogroso, Paulo Moura, Guinga e Joel Nascimento. Integra o trio do clarinetista Paulo Sergio Santos, o Sexteto de Maurício Carrilho, o Quinteto de Tim Rescala e ainda o Coreto Urbano e o Pife Muderno, ambos dirigidos por Carlos Malta. Tem atuado intensamente em festivais de música bem como realizado oficinas e palestras no Brasil e no exterior. Em 2004 lançou o livro “Batuque é um Privilégio”, que trata da percussão nos gêneros de música do Rio de Janeiro. Na Escola Portátil ministra os cursos de Bateria e Percussão.

Paula Borghi
Natural de Santo André – SP, iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí aos nove anos de idade. Na instituição, formou-se em “Aperfeiçoamento no Violão Erudito” (2006), Musicalização Infantil para Educadores (2008) e “Violão MPB / Choro” (2011). Ainda em 2011, graduou-se pela UNIMEP no curso de “Licenciatura em Música”. Conquistou o 1º lugar em diversos concursos importantes de violão, entre eles o “Concurso de Violão Solo do Conservatório de Tatuí” (2002 e 2003) e "Concurso de Violão Souza Lima SP” (1999 e 2005). Em 2013, lançou o disco “Café da Dona Chica” com o grupo Água de Vintém, do qual faz parte. No mesmo ano lançou um disco da coletânea “8 Com”, em duo com Maurício Carrilho.

Paulo Aragão
Paulo Aragão é um dos mais destacados arranjadores brasileiros de sua geração, tendo trabalhado ao lado de nomes como Guinga, Mauricio Carrilho, Nailor Proveta e Monica Salmaso; e tendo colaborado com artistas como Sergio Assad, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda. Já teve composições e arranjos tocados por orquestras como Los Angeles Philharmonic Orchestra, Orchestre National de France, Gewandhaus Orchestra de Leipzig, Metropole Orkest (Holanda), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Petrobras Sinfônica (OPeS), Orquestra Jazz Sinfônica (SP), entre outras. É integrante e fundador do Quarteto Maogani de Violões, com o qual já ganhou os prêmios TIM, Caras, Rival BR e mais recentemente o 26º Prêmio da Música Brasileira, como melhor grupo instrumental. É professor da Escola Portátil de Música e um dos diretores da Casa do Choro, no Rio de Janeiro.


Pedro Amorim
Bandolinista e compositor de destacada atividade, lançou em 2001 pela Acari Records um belo disco dedicado ao violão-tenor, instrumento afinado uma quinta abaixo do bandolim. Tem importantes discos lançados, focalizando autores como Luperce Miranda e Ernesto Nazareth (com a pianista Maria Teresa Madeira). É autor de choros e sambas, inclusive uma série em parceria com Paulo César Pinheiro. Professor de bandolim, é um dos fundadores da Escola Portátil.


Pedro Paes
Depois de graduar-se bacharel em Violão pela Uni-Rio, passou a se dedicar ao estudo do clarinete e do saxofone, instrumentos com os quais vem se destacando como solista de choro nas rodas cariocas. É integrante do Sexteto Mauricio Carrilho e participou de gravações de discos como “Princípios do Choro”, “Choro Carioca, Música do Brasil”, entre outros. Na Escola Portátil, é responsável pelo ensino do clarinete.


Rafael Mallmith
RAFAEL MALLMITH, violonista, compositor e arranjador, começou seus estudos aos 14 anos em Porto Alegre. Em 2005, no Rio de Janeiro, se inseriu no circuito do samba e do choro, atuando ao lado de Yamandu Costa, Joel Nascimento, Conjunto Época de Ouro, Amélia Rabello, Zé da Velha e Silvério Pontes, Wilson Moreira, Glória Bonfim. Entre 2010 e 2011 produziu Cordão Amigo, CD de estreia, com músicas autorais e parcerias. Em 2011, gravou "Joana de tal" (com Nina Wirtti) e "Ouro e Prata" (com Zé da Velha e Silvério Pontes). Fundador do Regional Nacional (2010) e membro do Regional Carioca. Entre 2013 e 2014, atuou na direção e produção de álbuns de artistas estreantes (Makley Mattos, Julieta Brandão e Ronaldo Gonçalves) e coordena os projetos "Onze Cordas", com Abel Luiz, e "Ernesto Nazareth 150 anos", com Luis Barcelos. Em 2014 e 2015, assinou a direção do grupo Rafael Mallmith e Quinteto Varandão e a direção musical do DVD Geração Semente.

Rui Alvim
Clarinetista e saxofonista, integrou a Orquestra de Música Brasileira dirigida pelo maestro Roberto Gnatalli e a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Faz parte do conjunto Água de Moringa, com quem já lançou quatro discos. Participou das coletâneas “Princípios do Choro” e “Joaquim Callado, o Pai dos Chorões”. Tem participado de diversos shows e gravações com artistas renomados, como Paulo César Pinheiro, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Elton Medeiros entre outros. Atualmente também integra o Sexteto Mauricio Carrilho, o conjunto Gafieira de Bolso e a Pequena Orquestra de Mafuás. Ministra o curso de saxofone da Escola Portátil, além de ter sido um dos diretores da banda Furiosa Portátil.

Rui Oliveira
...

Thiago Osório
Natural de Nova Friburgo (RJ), iniciou seus estudos musicais aos 7 anos de idade com o mestre Hélio Veloso Teixeira e posteriormente com Uldemberg Fernandes na Sociedade Musical Campesina Friburguense. Aos 8 anos começou a tocar trombone, com 12 euphonium e com 14 a tuba, instrumentos a que se dedica até hoje . É subtenente músico da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros e cursa o bacharelado em tuba da Escola de Música da UFRJ . É professor de trombone , euphonium e tuba da Escola Portátil de Música desde 2007, ano em que ministrou o curso do III Festival Nacional de Choro.

Tomaz Retz
...


    Páginas: Anterior  1 2 [3]  Mais 



Atalhos: Como chegar na Urca  |  Página do aluno  |  Calendário de aulas  |  Professores  |  Perguntas frequentes

Topo da página


Escola Portátil de de Música © 2000-2017
Todos os direitos reservados